«Elegias do Amor e do Ódio» com Manuela Gonzaga - inscrições abertas!

Publicado em

Oficinas de Escrita

ELEGIAS DO AMOR E DO ÓDIO

 Inscreva-se por email em aletheia@aletheia.pt ou manuela_gonzaga@yahoo.com

 

Em três módulos orientados e concebidos por

Manuela Gonzaga (escritora, historiadora)

 

Conceito

Há por aí gritos presos, palavras entaladas no peito ou na garganta? Alguma dor antiga ou recente que teima em não desaparecer? Retalhos de amores impossíveis, ódios congelados e febris que persistem em assombrar-nos?
Quem carrega afectos nunca assumidos ou injustiças por reparar?
Quem é que sente uma raiva do tamanho do mundo que não tem por onde sair? E uma ternura a transbordar por todos os poros, feita de lágrimas dissimuladas e de silêncios contidos?
Quem é que já sabe tudo sobre ‘fogos que ardem sem se ver’ e está mesmo a precisar do corpo da mensagem para dar luz tanta chama?
É tempo de soltar as Elegias do Amor e do Ódio. De se abrirem portas, rasgarem janelas, destaparem alçapões, para descer pelo fio do tempo e ascender por ele. As portas proibidas só são proibidas enquanto não ousarmos abri-las.
Com as nossas próprias chaves.



Estrutura da Oficina

Três módulos presenciais
I – Meu inimigo, minha sombra, meu amor.
II – Vou contar-te como foi.
III – As palavras que sempre te quis dizer.


– Ao longo dos três módulos desta Oficina, o objectivo é destacar uma pessoa, uma memória, um registo em suma, através do qual, revisitando circunstâncias particulares, se possa deslocar o eixo do passado para o presente para reescrevermos a história pessoal através de uma carta onde se soltem, finalmente, todas as palavras que ficaram por dizer.
– Cada módulo tem a duração de três horas, divididas por duas aulas presenciais.
– Os trabalhos produzidos nas Oficinas e em casa são acompanhados, orientados e revistos com propostas de correcção a fim de que os participantes possam interiorizar melhor as ferramentas do registo literário.
– Preço cada módulo de duas aulas: 40 €/participante.
– Para edição completa dos textos produzidos na presente Oficina a cargo da orientadora, preço para o conjunto: 30 €/participante.

Método

Quem me marcou de tal forma que a sua memória ainda persiste como uma névoa a ensombrar os dias da minha vida? É alguém «que passou por cá/e seguiu ao Deus dará/ deixando os olhos nos meus»? É alguém que deixamos fugir? É alguém que num momento da nossa vida pôs a nu toda a nossa fragilidade e solidão? É o monstro atrás da porta fechada da infância, ou o cavalo alado cujas rédeas soltámos porque não conseguíamos segurá-lo?
Saber o nome, encontrar o rosto, seguir o sentimento, escrever a carta. É este, muito sucintamente, o processo oficinal destes três encontros.  
As chaves estão todas em nosso poder. Vamos abrir as portas.


I – Meu inimigo, minha sombra, minha luz e meu amor.
Ao longo da vida há muitas pessoas que nos marcam. Aqui costumamos acrescentar a frase que é uma espécie de dogma: «para o melhor e para o pior». Este aforismo, porém, é desprovido de sentido. Todos os que nos ensinam, e portanto todos os que nos fazem crescer, com ou sem dor, surgem na nossa vida por algum motivo, um motivo muito forte. Fomos nós que os/as chamámos.
Neste módulo vamos invocar, descobrir, desentocar, alguém muito particular, e trazê-lo à luz do momento presente. Vamos recordá-lo com todos os detalhes. Vamos chamá-lo pelo nome.

II – Vou contar-te como foi.
Neste módulo, e identificado o nosso amor/ódio, ou apenas a sua presença ausente, porque também carregamos palavras que nunca dissemos a alguém que deixámos fugir sem lhe prestar a atenção que merecia – o grande pecado da distracção –, e invocaremos as razões pelas quais estabelecemos este encontro. Comos e quando nos conhecemos e perdemos? O que se passou para essa pessoa inexistente nos nossos quotidianos de agora, ainda continue a assombrá-los de um modo mais ou menos subtil? Vamos descrever o que sentimos nessa presença ou nessa ausência. Vamos gritar. Vamos rir. Por palavras nossas.

III – As palavras que sempre te quis dizer.
Neste módulo, vamos acertar contas. O que ficou por dizer? O que calámos durante estes anos todos? Há um peso indizível nas contas desacertadas que só as palavras podem colmatar. Vamos escrever a carta com todas as palavras que sempre quisemos dizer a essa pessoa que vem do passado próximo ou muito antigo. Vamos libertar este fardo para seguir em frente. Vamos libertar esse fantasma, para que também ele siga o seu caminho.
Vamos.

Sobre Manuela Gonzaga

A concepção da presente Oficina é da sua autoria.
Escritora, historiadora, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, investigadora do Centro de História de Além-Mar (CHAM) da mesma universidade. Tem vários artigos científicos publicados.
Natural do Porto, viveu em África – Angola e Moçambique –, uma parte da adolescência e da juventude. Actualmente mora em Lisboa. Tem quatro filhos, dois netos e dedica-se à escrita e à investigação académica a tempo inteiro.
Autora de Diários do Irreal Quotidiano: http://gonzagamanuela.blogspot.com/
Livros publicados
– O passado de Portugal no seu futuro, Conversas com o Duque de Bragança, 1995, Lisboa, Textual: entrevistas.
– A morte da avó cega, 1998, Lisboa, ed. Planeta: contos.
– Jardins Secretos de Lisboa, 3ª ed, Lisboa, 2000, ed. Âncora: romance histórico.
– António Variações, Entre Braga e Nova Iorque, 2006, Ancora (3ª ed.2007): biografia.
– Meu Único Grande Amor: Casei-me!, 2007, Bertrand e Círculo de Leitores: comédia de costumes
– Maria Adelaide Coelho da Cunha: «Doida não e não!», 2009, (7ª ed. 2009) Lisboa, Bertrand: biografia.
– Imperatriz Isabel de Portugal, 2012, Lisboa, Bertrand: biografia (4ª ed. 2013)
Literatura infanto-juvenil
Criou a colecção «O Mundo de André» que integra o Plano Nacional de Leitura e conta já com três títulos:
– André e a Esfera Mágica, 2006, Lisboa, Oficina do Livro (3ª ed. 2010).
– André e o Lago do Tempo, 2008, Lisboa, Oficina do Livro, (2ª ed. 2009).
– André e o Segredo dos Labirintos, 2010, Lisboa, Oficina do Livro.

 

Com os apoios de:
Alêtheia Editores – http://www.aletheia.pt/
Várzea da Rainha Impressores – http://www.varzeadarainha.pt/
Boas Notícias (http://boasnoticias.clix.pt/)
Blogue Oficinas de Escrita (http://oficinasdescrita.blogspot.pt/)


Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →