LOGO

Alêtheia Editores

Autores

Chef Hélio Loureiro

Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de trinta anos de carreira, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Gastrónomo e investigador da arte de cozinha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, é autor de mais de vinte livros de gastronomia, romancista e cronista em diversas publicações, tendo vindo a ser convidado para integrar o júri de concursos nacionais e internacionais.

Apresentador de programas televisivos, divulga com arte o valor da culinária portuguesa e da sua História, desenvolvendo também projetos na área da saúde, nutrição e equilíbrio ecológico. Um dos chefes mais galardoados a nível nacional e fundador e membro de várias confrarias, Hélio Loureiro é uma figura incontornável do panorama gastronómico português. 

Olga Pombo

Olga Pombo é licenciada em Filosofia, mestre em Filosofia Moderna, doutorada em História e Filosofia da Educação. Em 2009 fez Agregação em História e Filosofia da Ciência. Foi professora do Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de que foi presidente desde a sua fundação em 2007 até 2012. Foi fundadora e coordenadora do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Programa Doutoral FCT em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade da mesma universidade (até 2016). Coordenadora de diversos projectos nacionais e internacionais e membro fundador da Société de Philosophie des Sciences (Paris), tem publicados cerca de centena e meia de títulos em Portugal e no estrangeiro. Foi seleccionada como uma das 100 figuras do livro Mulheres na Ciência, editado pela Ciência Viva em 2016. Os seus interesses dividem-se pela Filosofia Moderna, em especial Leibniz, Filosofia da Ciência, Filosofia da Imagem e pelo tema da Ciência e Arte cuja leccionação iniciou em Portugal. Fundadora e directora da revista Kairos. Journal of Philosophy & Science é actualmente membro do Conselho Científico do Reseau National des Maisons des Sciences de l’Homme (Paris).

Carlos M. Fernandes

Carlos M. Fernandes
Carlos M. Fernandes (Luanda, 1973) é investigador científico no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa. Estudou fotografia na Ar.Co. (1994-96), e dá aulas de fotografia e de história da fotografia no Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico desde 1997. Licenciado em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico, doutorou-se em 2009, na mesma instituição, com uma tese em inteligência artificial, e desde então tem vindo a seguir, entre outras, uma linha de investigação sobre as relações entre a arte e a ciência, a natureza da criatividade e o papel da fotografia nos diálogos entre as ciências naturais e as humanidades. Participou em várias exposições individuais e colectivas de fotografia e de arte generativa e foi um dos fundadores da Pequena Galeria (Lisboa). É autor do livro Paisagens Ocultas: Notas Sobre Arte, Ciência e Criatividade Distribuída e co-organizador da colectânea de textos O Lápis Mágico: Uma História da Construção da Fotografia.

André Pinção Lucas

André Pinção Lucas

André Pinção Lucas é Cofundador e Diretor de Informação e Análise do Instituto +Liberdade. Foi consultor estratégico na McKinsey & Company e liderou áreas de desenvolvimento comercial e análise de negócio na Sonae MC. Passou pela The Navigator Company, onde esteve envolvido em projetos transformacionais e já coliderou uma startup tecnológica. Tem publicado vários artigos de opinião, especialmente sobre economia e política. É formado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização nos ramos de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Empresariais.

Abel Mateus

Abel Mateus
Com um doutoramento em Economia na Universidade da Pensilvânia, Abel Mateus foi Diretor Executivo do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. Antes disso, foi membro do conselho de administração e diretor executivo do Banco de Portugal, assim como membro da Comissão Monetária e do Comité de Política Económica da Comissão Europeia. Foi economista sénior no Banco Mundial, onde trabalhou com diversos países do Norte de África e da América Latina. Enquanto administrador do Banco de Portugal foi durante seis anos responsável pela política monetária em Portugal e pela adesão portuguesa à moeda única. Na sua carreira académica, é um dos co-fundadores da NOVA - School of Business and Economics, onde também leccionou. Deu igualmente aulas na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Maryland, Universidade de Nova Iorque e University College de Londres. É autor de uma dezena de livros e de 150 artigos.

Carlos Guimarães Pinto

Carlos Guimarães Pinto

Carlos Guimarães Pinto é cofundador e Diretor Executivo do Instituto +Liberdade. Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi consultor de estratégia na área das Telecomunicações e Economia Digital. Trabalhou como consultor em mais de 20 países de 4 continentes e deu aulas de economia em várias universidades em Portugal e no estrangeiro. É comentador residente no Porto Canal e colunista dos jornais Eco, Jornal de Notícias e Defesa de Espinho. Foi presidente do partido Iniciativa Liberal entre 2018 e 2019.

Miguel Ferreira da Silva

Miguel Ferreira da Silva nasceu no Porto em 1972. Licenciou-se na Faculdade de Direito de Lisboa e especializou-se em Segurança e Defesa. Após o doutoramento em Nottingham representou o MDN em Washington. Jurista, investigador e académico, manteve participação política desde a juventude. A 26 de novembro de 2017, na Convenção Fundadora da Iniciativa Liberal, foi eleito o primeiro presidente do partido. 

Jorge Paulino

Jorge Paulino nasceu em Lisboa a 26 de Abril de 1958. Cresceu em Setúbal, onde viveu com os pais até completar o liceu. Aos 18 anos mudou-se para Lisboa para estudar Medicina, licenciando-se em 1982. Em 1983 iniciou a carreira profissional como médico, nos então Hospitais Civis de Lisboa, especializando-se em Cirurgia Geral e, posteriormente, em Transplantação de Órgãos Abdominais, actividade que hoje exerce.  Viveu um ano nos Estados Unidos da América em 1985, onde trabalhou em Investigação Médica na Universidade de Louisville, Kentucky. Cumpriu o Serviço Militar na Força Aérea Portuguesa nos anos 80. Doutorou-se em 2015 pela Universidade Nova de Lisboa em Transplantação Hepática, tornando-se Professor Convidado de Cirurgia na Faculdade de Ciências Médicas. Trabalha no Centro Hospitalar de Lisboa Central e no Hospital CUF Descobertas. Vive em Lisboa com a mulher e tem dois filhos.

António Couto

 D. António Couto é natural de Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses). Foi ordenado sacerdote a 3 de dezembro de 1980, tendo obtido na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, os diplomas de licenciatura canónica e doutoramento em Teologia Bíblica. Foi professor no Seminário Maior de Luanda, na Universidade Católica Portuguesa, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, e em múltiplas instituições culturais e eclesiais. Foi Reitor do Seminário da Boa Nova, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova e membro da Congregação para a Evangelização dos Povos. Foi Bispo Auxiliar de Braga e é Bispo de Lamego desde 29 de janeiro de 2012. Conta com mais de 20 livros publicados, entre eles Leitura do tempo em que vamos (Alêtheia Editores, 2020).

Alberto Gonçalves

Alberto Gonçalves nasceu em Matosinhos. Escreve na imprensa desde 1999, actualmente no Observador. Tinha, até aqui, três livros publicados: Selecção Nacional (2006), Ninguém Diga Que Está Bem (2010) e A Ameaça Vermelha (2017). E agora este. Não tem um romance na gaveta, mas tem gaveta. Nunca, ele seja ceguinho, foi agraciado com o Grande Prémio de Crónica da APE. Nem com o Pequeno, para dizer a verdade. Possui vida privada e pretende continuar assim.
BYDAS FOOTPRINT Agência Digital | Adwords Alternative | Design Porto | Diretório de Negócios