LOGO

Alêtheia Editores

José Miguel Pero-Sanz, Santa Isabel. Rainha de Portugal, Lisboa Alétheia Editores, 2014

Acreditamos que, apesar do que já se produziu, ainda haverá lugar para aprofundar e pesquisar muitos aspectos da vida e obra de Isabel de Aragão e Portugal, como também haverá espaço para fazer chegar o conhecimento da sua pessoa e protagonismo a todos os tipos de público.
Assim a obra de José Miguel Pero-Sanz, Santa Isabel. Rainha de Portugal, que em boa hora a Alétheia Editores publicou na sua tradução me português, é muito benvinda e cruza justamente estes dois caminhos.
Trata-se de um livro escrito por um licenciado nas Faculdades de Filosofia e Letras e de Ciências da Informação da Universidade de Navarra e doutorado em Filosofia, que se ordenou sacerdote em 1963. Como periodista, dirigiu a Revista Palabra, desde 1969 a 2009, e como filósofo e letrado escreveu diversas obras. O seu saber e as suas convicções religiosas plasmam-se neste livro. Bem como nele se cruzam saberes mais profundos com uma chã acessibilidade de outras informações.
Na verdade o Autor quis oferecer neste estudo uma leitura agradável e divulgadora da vida, obra, fé e religiosidade da Rainha e Santa, Isabel. Mas não deixou de remeter para o final do mesmo algumas notas mais informativas e eruditas, onde desenvolve acontecimentos históricos ou aprofundada personagens, para além de nos dar a conhecer as fontes e bibliografia que seguiu mais de perto. E completa ainda o seu trabalho com a apresentação de uma tabela cronológica, que rapidamente referencia o leitor no tempo em que se enquadrou D. Isabel, e o deixa aperceber dos principais actos e momentos da sua vida.
Se deu crédito a  relatos de vida, crónicas, epístolas e documentos, não quis deixar também de incorporar algumas lendas, na convicção, como afirma na p. 217, de que, e cito,  “os episódios lendários muitas vezes plasmam, sob uma roupagem narrativa, virtudes ou situações verdadeiras”.
Com todos estes elementos compôs José Miguel Pero-Sanz uma obra acessível e atraente que nos narra o percurso de vida e acção de Santa Isabel. Rainha de Portugal.


Maria Helena da Cruz Coelho

Escrito por Alexandra Louro — May 14, 2014

Deixe um comentário

Nota: Os comentários serão verificados antes de serem publicados.

BYDAS FOOTPRINT Agência Digital | Adwords Alternative | Design Porto | Diretório de Negócios