Jornalista, profissão ameaçada (1º capitulo)

Publicado em

I Jornalistas sob pressão

 

Os jornalistas vivem hoje sob permanente pressão. Pressão para ser rentável. Pressão para fazer a cobertura de determinado acontecimento. Pressão para ouvir este ou aquele interlocutor. Pressão para não afrontar os acionistas ou financiadores da sua empresa. Pressão para cumprir leis que não deixam margem para noticiar factos com relevância noticiosa. Pressão para trabalhar depressa. Pressão para ser o primeiro a anunciar a última coisa que acontece. Pressão para multiplicar conteúdos em diversas plataformas. Pressão para atender àquilo que os cidadãos dizem nas redes sociais. Pressão para desenvolver conteúdos de qualidade que suscitem o interesse do público. Pressão para não provocar reações dos reguladores dos media. Não é fácil trabalhar assim. Por isso, atualmente, ser jornalista é aceitar exercer uma profissão que está sob ameaças de vária ordem. E isso deveria suscitar um amplo debate público.

O jornalismo livre, independente e de qualidade sempre foi vital para a construção de um espaço público dinâmico e para uma cidadania de alta intensidade. Esse jornalismo nunca constituirá um perigo para a democracia. Pelo contrário. Apresenta­‑se como um antídoto dos abusos de poder, da corrupção, das disfuncionalidades das instituições públicas, dos atropelos cometidos no setor privado, das tiranias individuais que aqui e ali vão fazendo o seu caminho. Felizmente esse jornalismo existe entre nós, o que nos devolve alguma esperança de que há um futuro para a profissão. No entanto, este é um campo cada vez mais minado e isso tem vindo a agravar­‑se. O que nos deveria deixar a todos, enquanto  cidadãos, muito preocupados. Os jornalistas não se sentem livres e isso percebe­‑se. Nas conversas que vamos tendo com eles. E, mais preocupante, no modo como vão trabalhando. 

Este livro começou com uma pergunta endereçada a 100 jornalistas portugueses. Quisemos primeiro ouvir a classe e só depois promover a reflexão a partir daquilo que são os problemas que se sentem no dia a dia das redações. A questão de partida foi a seguinte:

Quais os maiores  constrangimentos à liberdade de imprensa que os jornalistas portugueses enfrentam hoje?

Pedia­‑se um texto conciso. E as respostas lá foram chegando. Velozes, como que querendo significar que a classe sente necessidade de falar disto, porque isto, os constrangimentos, é uma espécie de manada de elefantes numa loja de porcelana. Estão ali acomodados e o menor movimento poderá desencadear danos significativos. Por isso, a atitude tem sido deixá­‑los lá estar, porque a sua expulsão dá trabalho, causa prejuízo, provoca estragos. Mas seria bem proveitoso todos nós estarmos conscientes de que esses elefantes têm de sair das redações, porque a sua presença aí asfixia movimentos de quem quer trabalhar com outra desenvoltura. 

Aquilo que hoje mais atormenta os jornalistas são os constrangimentos económicos. Estão aí as principais censuras, transpostas na diminuição de meios, na redução das equipas, na limitação dos trabalhos. A dependência dos anunciantes é colossal. O medo dos administradores, real. Hoje é difícil ir até ao fim da rua ou até ao fim do mundo à procura de uma boa história. Não há dinheiro. É preciso fazer mais com menos. E é preciso fazer. E no meio de tudo isto, ressalta ainda o pânico de perder o emprego. Porque todos sabem que o mercado está esgotadíssimo e não há margem para contratos, principalmente se isso significar bons salários. «As direções foram sequestradas pelas administrações, que, por sua vez, foram sequestradas pelos anunciantes», escreve uma jornalista sénior. E agora, como sair desta crise profunda? Um dos jornalistas aponta um caminho acertado, defendendo que «o principal constrangimento à independência dos media é a perceção de que só se combate a crise de rentabilidade admitindo compromissos; outro galo cantaria se se percebesse que a independência dá dinheiro.». É destes problemas e de algumas vias alternativas para um contexto de uma crise profunda que abala hoje o sistema mediático que fala o ponto II. 

Outro constrangimento apontado pelos jornalistas recai na pressão das fontes. O político que pressiona pessoalmente o jornalista pertence ao passado. Hoje os assessores e as agências de comunicação exercem essa influência no lugar dos vários poderes dominantes, desenvolvendo uma pressão de agendamento e de cobertura mediática com técnicas apuradíssimas, sendo, por vezes, muito difícil perceber onde para uma profícua mediação e começa uma intolerável manipulação.  Há também aqueles que fazem chegar às redações as suas mensagens em formato (pseudo) jornalístico, procurando que esses conteúdos sejam publicados integralmente assim. Os jornalistas ficam próximos do estatuto de «copy­‑paste» ou de pé­‑de­‑microfone. O desrespeito pela profissão não poderia ser maior.

Em contexto de retenção de despesas, há que trabalhar mais rápido e com menos custos. Isso origina uma diminuição de contactos com as fontes. Ora, perante a impossibilidade de ouvir todos aqueles que interessam, os jornalistas refugiam­‑se nas versões das elites do poder.Que se repetem invariavelmente em todos os media noticiosos. Está aqui a principal explicação para o espaço público rarefeito que atualmente asfixia um pensamento livre, alternativo, de valor.  «Cresce a dependência de fontes oficiais, diminui a capacidade de perceber a realidade, de a questionar, de encontrar vozes alternativas, de chegar aos protagonistas, sobretudo aos sem poder», alerta uma jornalista. E aí está o jornalismo como caixa de ressonância do poder dominante.A revolução já não se faz nos media. Os jornalistas parecem estar resignados às versões daqueles que se instalaram no poder. É preciso, pois, agitar redações que se anestesiaram em relação àquilo que se passa nas bordas da sociedade e que, de repente, pode aproximar­‑se perigosamente do centro. É este complexo dédalo construído por uma confraria de interlocutores que tomou de assalto a opinião mediática que está em destaque no ponto III. 

Abrimos o ponto IV, perspetivando o jornalismo a partir de quatro campos: o da justiça, o da política, o do futebol e o da religião. O primeiro fornece­‑nos apoio para enunciar os direitos e os deveres que a Lei fixa para os jornalistas, analisando como cada articulado pode abrir certos interstícios por onde é sempre possível ir violando o que está legalmente previsto. Neste contexto, detemo­‑nos com algum pormenor no Segredo de Justiça e perguntamos a cinco jornalistas que acompanham regularmente matérias de justiça se aquilo que o Código de Processo Penal prevê deveria, ou não, ser reformulado. Os três últimos campos têm em comum o facto de serem atravessados por uma forte componente emocional, o que coloca problemas à mediatização que aí se desenvolve. São esses constrangimentos que sublinharemos em cada um deles com a colaboração de jornalistas especializados, escolhendo para a política o caso particular dos contextos eleitorais.

O ponto V recupera as linhas de força de cada um dos pontos anteriores, apresentando vias alternativas para uma crise que não pode, de forma alguma, colocar em causa o futuro do jornalistas e do jornalismo. Há, pois, que reinventá­‑lo com urgência. 

Para além de causas exógenas, que são reais, os constrangimentos que os jornalistas atravessam hoje têm também causas endógenas. Por mais complexa que seja a situação – e aquela que os media noticiosos atravessam atualmente é das mais difíceis em termos de estabilidade profissional – os problemas devem começar a ser resolvidos a partir de cada jornalista, a partir de cada redação, a partir das universidades que formam licenciados em comunicação. Só assim é possível iniciar uma mudança profunda no modo de encarar a profissão. E os jornalistas têm consciência disso, como documentam algumas respostas à pergunta que nos orienta nesta obra: 

 

Quais os maiores  constrangimentos à liberdade de imprensa que os jornalistas portugueses enfrentam hoje?

«Um dos constrangimentos à liberdade de imprensa em Portugal reside na autocensura a que jornalistas precários, freelancers ou temerosos são obrigados a recorrer (por vezes de forma automática ou inconsciente) para se manterem no mercado de trabalho. Num tempo de crise, torna­‑se mais difícil investigar e publicar temas que possam ser considerados incómodos para figuras dominantes do setor político e/ou financeiro. Não se ouvirá nas redações que tal trabalho não valerá a pena ­‑ claro que vale, apenas não há tempo, apenas não é “sexy” o suficiente, apenas não há recursos, apenas não… Para tal cenário contribui ainda a ditadura do tráfego, que muitas vezes tem obrigado jornalistas a produzir com um propósito e um ritmo próprio dos hamsters a correr em rodinhas, para citar o famoso artigo de Dean Starkman no Columbia Journalism Review

Andreia Azevedo Soares (Público)

«O primeiro constrangimento é intrínseco a cada jornalista e é o medo. De ficar sem emprego, de contrariar orientações das chefias, das administrações, dos donos. O medo de fazer diferente, de arriscar uma abordagem divergente com o pensamento dominante nas redações. Por isso,  há autocensura. Depois, há também a falta de coragem para romper com a força das agências de comunicação que floresce e tapa o horizonte... A pressão do poder político pode estar sempre ao dobrar da esquina, mas é simples evitá­‑la, mais do que muitas vezes se julga, e isso é imperativo. A proximidade pessoal com as fontes, em que o dever de informar é confundido com o “dar uma mão” ao amigo, é comum e condenável. Quem decide e faz opções editoriais tem a obrigação de afugentar estas ameaças, às vezes bem reais, outras apenas dentro de cada um dos que dirige.»

António Jorge (Antena 1)

 

«Há dois constrangimentos preocupantes à liberdade de imprensa. Um são os microcosmos em que se transformaram as redações com dinâmicas de funcionamento que geram mecanismos de quase autocensura. A outra nasce de um problema geracional e de um sistema de educação e ensino que forma profissionais cada vez mais alheados e distanciados da realidade. São o fruto de uma sociedade hiperligada, mas cada vez mais desligada.»

Hélder Silva (RTP)

 

«Os constrangimentos à liberdade de imprensa não advêm apenas do Estado ou dos Governos. São aqueles “cuidado com isto” dos superiores hierárquicos; são os telefonemas de gestores ou até de colegas que nos tentam “esclarecer” sobre um determinado tema.         Todavia, o  primeiro constrangimento de todos é nosso: dos jornalistas.»

Hugo Bragança Monteiro  (Económico TV)

 

«O maior constrangimento à liberdade de imprensa parte muitas vezes de nós próprios, quando achamos que não podemos ou não devemos ir mais além. Só depois de travarmos esse combate interno podemos avaliar, identificar ou até lutar contra fatores externos que possam condicionar esse exercício.»

João Moleira (SIC)

 

«Seria mais fácil referir os constrangimentos económicos. Ou a presença dominante dos grandes grupos. A liberdade está dentro de cada um. Se evitarmos sermos fontes uns dos outros e citarmo­‑nos uns aos outros, partiremos para a descoberta dos factos e estaremos sempre no caminho da liberdade.»

Luís Marinho (RTP)

 

«Divido os atuais constrangimentos à liberdade de imprensa em duas ordens de razões, que se cruzam: a primeira constrange externamente as práticas e rotinas jornalísticas diárias através do estrangulamento das redações que, ao verem diminuído o número de jornalistas, assistem à precarização das relações de trabalho, atacando a independência dos jornalistas e não permitindo o desenvolvimento de trabalho em profundidade. O desinvestimento quantitativo nas redações e no raio de ação efetivamente permitido aos jornalistas resulta, assim, num desinvestimento qualitativo no jornalismo. A segunda relaciona­‑se com o estabelecimento de dispositivos automáticos e progressivos de autocensura. Impedidos de um exercício independente, os jornalistas, na grande maioria, optam por estratégias de autopreservação o que justifica a tendência para um jornalismo inócuo e orientado para o fait­‑divers e para o infotainment

Luís Miguel Loureiro (RTP)

 

«A liberdade de informação é um processo diário feito muitas vezes de autocensura. Cada uma tem o seu tempo e lugar, até formatos para que se estenda em toda a sua dimensão, com legitimidade, e consagre o tal direito inalienável que os acontecimentos mundiais recentes demonstram precisar cada vez mais ser defendido e praticado. Perspetivando esta liberdade a partir do campo da saúde, em que trabalho com mais regularidade, o maior constrangimento assenta na consciência da diferença entre  informação e expressão.                               A liberdade de expressar travada quando se tem a informação, mas não se consegue corrobora­‑la. Aí assenta um outro princípio: o da responsabilidade.»

Paula Rebelo (RTP)

 

«Os constrangimentos à liberdade de imprensa são aqueles que a liberdade individual e profissional permitem. São muitos? São poucos? São mais do que deviam. Essa luta de antanho é hoje mais séria e refinada, muito refinada, do que nunca. Só se combate com o regresso aos valores, que andam por aí perdidos nas redações ou foram arrumados no armário das conveniências, ou foram libertados através de um spray que tem no rótulo a palavra medo.»

Paulo Ferreira (Porto Canal)

 

«Os poderes político e económico são as maiores ameaças à imprensa livre. A tentativa de interferência dos agentes políticos é um dado tão velho como o jornalismo.  É  frequente haver pressões que não são necessariamente ilegítimas. Fazem parte das regras do jogo e compete aos jornalistas dar­‑lhes a ponderação devida no tratamento da informação. A situação é diferente quando falamos de constrangimentos vindos do setor económico. A concentração de propriedade dos media pode condicionar a ação do jornalista.                                Por outro lado, sendo o financiamento assegurado por publicidade, por vezes surgem pressões de grandes grupos económicos para não se tratar polémicas que os envolvam.
Um condicionamento da última década é a proliferação  das agências de comunicação. O jornalista deve estar atento na pesquisa e tratamento da informação. As inúmeras sugestões diárias trazem já informação tratada que exige uma readaptação dos jornalistas a esta nova ordem.
A autocensura é a pior das censuras, a mais perversa. Perante as pressões existentes, o jornalista tem estar alerta para não cair no erro de deixar instalar em si mecanismos de censura como autodefesa. Este é um dos desafios do jornalista do século XXI. Ponderação sempre, mas nunca manifestada sob a forma autocensura.»

Pedro Figueiredo (RTP)

 

«O medo dos jornalistas: de incomodar as fontes, de pensar diferente, de não ser aceite pelo rebanho corporativo da classe, dos poderes e grupos de pressão económicos, políticos, judiciais, desportivos e culturais. O medo do desemprego, dos chefes, das administrações. O medo de ser sensacionalista e o medo de não conseguir fazer vender jornais. O carreirismo aliado a uma tendência cultural para o servilismo. Uma predominante incompetência que limita a capacidade de agendamento autónomo, alternativo ao das grandes centrais de informação e diferente das tendências noticiosas dominantes. A tentação do elitismo. A utilização perversa do “jornalismo de causas” ao serviço de causas não jornalísticas.  Um quadro legal e uma interpretação deontológica dos deveres dos jornalistas que, hipocritamente, servem os interesses informativos dos poderosos e promovem a autocensura injustificada. Um sistema de regulação paroquial. A incapacidade empresarial de enfrentar a mudança dos tempos. A fragilidade económica e financeira de muitos grupos de comunicação social.» 

Pedro Tadeu (Diário de Notícias)

 

«O mais poderoso constrangimento à liberdade de imprensa é a autocensura: do jornalista quando rejeita tratar o que lhe possa beliscar a zona de conforto; do editor quando, pelo mesmo motivo, já não marca determinada reportagem. Porque sabem que há ­‑ e poucos serão sempre demasiados ­‑, casos em que questionar e denunciar determinados poderes, regimes ou práticas, acarreta consequências.»

Ricardo Alexandre (Antena 1)

 

«Em grande medida, e para lá das já há muito identificadas condicionantes externas, uma componente não desprezível dos constrangimentos à liberdade de imprensa parte das limitações cada vez mais gritantes de muitos jornalistas. Um jornalista mal informado, pouco culto, demasiado acondicionado ao pensamento estabelecido não questiona, nem se questiona. Se não estrutura um pensamento próprio, está mais disponível e permeável às influências externas, e menos capaz de se assumir como contrapoder.»

Valdemar Cruz (Expresso) 

 

Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →


0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.