Etiqueta para o Sucesso (Introdução)

Publicado em

Introdução

 

As tradições e as técnicas correctas para comer à mesa são códigos socioculturais que evoluíram durante séculos. Diferentes sociedades têm códigos distintos, no entanto, todos eles progrediram no sentido de facilitar o convívio e tornar as refeições mais agradáveis.
A etiqueta fundamenta­‑se em princípios lógicos e persegue objectivos sempre actuais. O seu domínio é uma mais­‑valia que reduz a natural tensão decorrente do acto de comer em público, diminui a probabilidade de ocorrências indesejáveis e transmite credibilidade, por exemplo, quando se almoça com um potencial cliente, sócio ou empregador. Frequentemente, as refeições são momentos de eleição para definir estratégias empresariais e acordos entre particulares, como tal, é útil que nunca nos encontremos numa posição desvantajosa.
Independentemente da nossa vontade, as pessoas tecem considerações sobre o nosso carácter baseando­‑se no comportamento que demonstramos à mesa. Por conseguinte, é importante que os nossos actos reflictam a nossa verdadeira personalidade, evitando equívocos desnecessários e difíceis de reverter.
Frequentemente, a excessiva preocupação em agir correctamente faz­‑nos perder naturalidade, precisamente o contrário do que pretendemos. Neste livro apresentam­‑se regras fáceis de aprender, memorizar e integrar, assim como conselhos práticos que ensinam a comer de forma despreocupada, elegante e sem erros de postura.
A leitura do presente livro responde a questões pertinentes que, frequentemente, decorrem de um convite para jantar, durante o qual poderemos conviver com pessoas desconhecidas. Contudo, as informações adequam­‑se, igualmente, a outras refeições, nomeadamente àquelas que tomamos na nossa própria casa.
Se a distribuição e a variedade de objectos presentes sobre a mesa não estiver em concordância com o descrito neste livro, deveremos aceitar esse facto e abster­‑nos de proferir qualquer comentário. Por exemplo, se faltar um acessório ou se os talheres e os copos não estiverem correctamente posicionados, deveremos adaptar­‑nos e prosseguir a refeição.
Esta obra contém dois anexos que a complementam. O Anexo 1 sugere procedimentos para o consumo de alimentos específicos e o Anexo 2 contém uma lista ordenada de estrangeirismos e locuções comummente utilizadas em convívio social. Este último anexo não pretende fomentar o uso de estrangeirismos, sendo apenas um glossário que elucida quanto à origem linguística e ao significado dos mesmos.




Nota: As sugestões apresentadas neste livro são para destros. Os esquerdinos deverão fazer as adaptações necessárias, quando se prepararem para utilizar os talheres (colher na mão esquerda; faca na mão esquerda, etc.).


Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →


0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.